O restaurante como conhecemos hoje é algo bastante recente, data do século XVIII na França, ou melhor, em Paris. Como se sabe, com a quedo ao do antigo regime (Ancien regime) muitos cozinheiros importantes que atendiam a nobreza ficaram desempregados. Decidiram, então, servir suas preparações para o público (sorte do público), em casas que as pessoas poderiam ir a qualquer hora do dia.
Restauranteur era mais do que um alimento, tinha caráter de remédio com as propriedades de restaurar as forças de uma pessoa esgotada ou doente. O consumê, aquele alimento mágico, cor de conhaque é um restaurante por excelência.
Os restauranteurs são pessoas habilidosas no preparo do verdadeiro consumê, chamado do restaurante. Os restaurantes ou casas de saúde tinham o direito de comercializar, além dos restauradores, outros tipos de cremes, sopas, ovo frescos, etc.
Alguns dos principios dessas casa é que preço de cada item é específico e fixo, qualquer pessoa pode ser atendida a qualquer hora e a casa deve ser dirigida segundo princípios de higiene, decência e honestidade.
Falarei mais dessa invenção que é um ícone das sociedades modernas.
Se o consumê despertou sua coriosidade, faça contato. Passarei a receita clássica da época de Carême e Scoffier e as dicas de como prepará-lo.
Sempre faço, é sublime !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário